PUBLICIDADE

Centro Judiciário no Médio Norte realiza 1,6 mil acordos

PUBLICIDADE

O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania da Comarca de Diamantino (região Médio Norte) realizou 1.651 acordos desde a instalação, em abril, até novembro deste ano. O maior número de conciliações foi obtido em agosto durante o mutirão da empresa de telefonia móvel, Claro. Somente na ação foram feitos mais de 1,5 mil negociações referentes a processos que tramitavam na comarca.

Além disso, o Cejusc promoveu diversas ações ao longo do ano com o objetivo de dar celeridade ao trâmite processual, evitar a judicialização de novos processos para o Poder Judiciário, mas principalmente, difundir a mediação e a conciliação como forma de solucionar conflitos.

Para isso, o Centro Judiciário trabalhou intensamente na mediação de litígios relacionados à questão da terra, como regularização fundiária. Os mediadores e conciliadores capacitados também atuaram, ao lado do coordenador do Cejusc, juiz Anderson Candiotto, em mutirões como o da Claro.

Entre as principais ações da unidade judiciária está a primeira mediação virtual realizada pelo Judiciário brasileiro, iniciativa modelo para a Justiça de todo o país. Por meio desta plataforma é possível que as partes visualizem na tela de seu computador uma à outra, bem como tenham acesso direto ao mediador da sessão e fazer uso da palavra. O procedimento é realizado por meio de webcam e microfone, sem a necessidade de que as partes se desloquem até o Centro Judiciário. Ao todo já foram feitas cinco sessões.

Projetos – para 2015, a coordenação do Centro Judiciário prevê a execução de projetos como Justiça Comunitária, que funciona e atende as populações de Cuiabá e Várzea Grande através de ações de cidadania e prestação de serviços judiciários. Estão previstas a formação de mediadores sociais, prepostos, advogados e policiais militares para atuarem em conjunto com a Justiça Estadual em iniciativas que visam promover a mediação e a conciliação.

Foram feitas parcerias e convênios com entidades como Defensoria Pública e Universidade de Mato Grosso (Unemat). Ambas deverão colaborar com os projetos do próximo ano.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Senac abre vagas de trabalho para instrutores em Nova Mutum

Logo após anunciar a instalação de um Centro de...

Prefeitura de Nova Mutum leiloa bens e veículos

A Prefeitura de Nova Mutum irá realizar um grande...

Caminhonete atinge cavalo mecânico, pegam fogo e ficam destruídos em Sinop

Uma caminhonete e um cavalo mecânico (marca e modelos...
PUBLICIDADE