O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) da Comarca de Água Boa (região Leste) realizou 370 audiências, este ano, entre feitos pré-processuais e processuais. Deste total, 247 delas terminaram em acordos que geraram saldo de R$ 5,2 milhões negociados. Um percentual superior a 66%, o que coloca a unidade acima da média nacional de acordos, que é inferior a 50%.
Segundo o juiz coordenador do Cejusc, Alexandre Meinberg Ceroy, o que mais chama a atenção é o fato de a maioria das conciliações estarem relacionadas aos feitos pré-processuais. “Neste ano foram efetuadas 265 audiências somente pré-processuais e desse volume, 187 delas chegaram a mais de R$ 5 milhões em acordos. Os números demonstram a qualidade do serviço prestado e o envolvimento de todos que integram o serviço, tanto do Judiciário como das partes que decidiram dialogar para resolver o conflito de forma amigável”.
O magistrado ressalta também que cada procedimento pré-processual que termina em acordo é um processo judicial que deixa de ser ajuizado. O que reflete em celeridade processual, já que o juiz pode se dedicar a atender outras atividades inerentes à Justiça. “Estamos muito satisfeitos com os percentuais obtidos neste ano, com a redução das demandas judiciais, por meio da utilização dos métodos autocompositivos, conseguimos cumprir todas as metas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ)”.