O projeto de extensão “Agentes Jovens em Direitos Humanos” do Centro de Referência em Direitos Humanos Professora Lúcia Gonçalves / Universidade do Estado de Mato Grosso (CRDHPLG/Unemat) fechou as atividades do primeiro semestre de 2015 com a visita ao Sesc Arsenal e aos museus da Caixa D’água e da Polícia Militar em Cuiabá no dia 7 de julho. Os agentes jovens foram acompanhados pela equipe do Centro de Referência e dos artistas plásticos de Cáceres, Carlos Bosquê, Ita Souza e Andréia Breda, que também participa do projeto.
Dos 30 jovens participantes do Agentes Jovens em Direitos Humanos, 10 foram selecionados entre usuários do Centro de Referência de Assistência Social e do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Cras/Creas) e os outros 20 entre estudantes de escolas públicas de Ensino Fundamental e Médio de Cáceres. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE/2010), o município de Cáceres possui 18,55% de jovens entre 15 e 24 anos. Por ser uma parcela considerável da população, os idealizadores deste projeto de extensão, que teve início em maio de 2014, viram a importância do protagonismo juvenil para as transformações sociais apontados no Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos como motivação para a implantação do Agentes Jovens em Direitos Humanos.
O projeto, que é coordenado pela professora Graciele Marques dos Santos, mestre em Educação, pesquisadora voluntária no CRDH/Unemat e docente na Instituição, tem o objetivo de formar esses 30 Jovens Agentes de Direitos Humanos e propiciar espaços de cultura, arte e reconstrução criativa, de interpretação das realidades, tanto desses jovens agentes, quanto dos grupos envolvidos nas atividades de formação.
Ao longo de um ano esses jovens participam de forma intercalada de atividades teóricas, de grupos de estudos, reuniões nas comunidades/escolas, visitas culturais e artísticas e de oficinas de artes plásticas, teatro, música e cinema. Entre os temas desenvolvidos nas atividades teóricas estão: Direitos Humanos: Concepções e Fundamentos; Crianças e Adolescentes; Juventude e Direitos Humanos; Relações de Gênero e étnico-raciais à luz dos Direitos Humanos; e Cidadania e Direitos Humanos.