O Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) completou sete anos com avanços. Além do aumento do efetivo, a partir da segunda quinzena deste mês a unidade passa a contar com um Imageador Térmico acoplado na parte inferior das aeronaves, que ajudará no patrulhamento ostensivo e, principalmente, no atendimento das ocorrências policiais.
O coordenador do Ciopaer, tenente-coronel PM Airton Benedito de Siqueira Junior, lembra do início da unidade. "Começamos com um helicóptero modelo Esquilo, monoturbina e pouco efetivo. Hoje já contamos com 75 profissionais atuando no Ciopaer, além de oito aeronaves, sendo três de asa rotativa e cinco de asa fixa".
O equipamento de alta tecnologia, o Imageador Térmico, consiste em uma câmera acoplada a uma base fixa na parte inferior das aeronaves, que permite identificar e monitorar alvos sem que a aproximação seja notada. "Vamos garantir a segurança durante os jogos mundiais em Cuiabá. Iremos realizar escoltas de autoridades, escoltas de delegação e, o novo equipamento, irá agilizar nosso serviço. As imagens serão transmitidas para o banco de dados do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp)", explicou o coordenador do Ciopaer.
O Ciopaer atua em patrulhamentos aéreos urbanos, ações repressivas, preventivas, de combate a roubo a banco, resgate aéreo, busca e salvamento, fiscalização ambiental, patrulhamento aéreo preventivo e repressivo nas fronteiras e missões de Defesa Civil com ajuda humanitária, levando condimentos a locais atingidos por calamidades.
"É satisfatório estar à frente desta coordenação. É um prazer enorme sobrevoar, auxiliar as instituições de Segurança Pública a salvar vidas e a manter a integridade da população. Não tem sensação melhor do que de preparar nosso efetivo sobre a importância dos equipamentos e principalmente sobre a sua missão aqui na unidade", disse o coordenador do Ciopaer.
Nesta quinta-feira (8), às 19h, acontece a sessão especial em comemoração aos sete anos do Centro Integrado de Operações Aéreas. O evento vai ser no Plenário das Deliberações "Deputado Renê Barbour", na Assembleia Legislativa, em Cuiabá.