PUBLICIDADE

Centro de métodos consensuais começa funcionar na Justiça do Trabalho em Lucas do Rio Verde

PUBLICIDADE
Só Notícias/Herbert de Souza (foto: Só Notícias/arquivo)

Foram concluídas, hoje, as duas primeiras audiências de conciliação realizadas no Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejusc) da Justiça do Trabalho de Lucas do Rio Verde. Ex-funcionários que entram com ações contra empresas onde trabalharam entraram em acordos encerrando os processos.

As partes participaram de um novo formato na unidade, onde as audiências tem foco na conciliação e duram cerca de 30 minutos, explica a conciliadora da Vara do Trabalho de Lucas do Rio verde, Lorena Gonçalves.  As partes conversam, debates acordos e entram em consenso. Um dos princípios do Cejusc é a confidencialidade, de forma que tudo que é dito durante a audiência não pode ser levado nem mesmo ao juiz, se este não estiver presente. “O mediador está ali para fazer uma intervenção, mas não necessariamente o acordo vai surgir de uma sugestão dele. Está ali para evitar, por exemplo, uma transação de direito indisponíveis. As partes e o mediador são parceiros”, explica.

Lorena conta que, muitas vezes, as partes só querem ouvir um pedido de desculpa e isso é proporcionado no Cejusc, já que há mais tempo para conversar, o que não costuma acontecer em uma audiência convencional. “A intenção é tirar essa lógica de justiça litigante, onde um vence e outro perde. Com a conciliação, as duas partes saem com a sensação de que seus direitos foram atendidos”, afirmou, através da assessoria do TRT.

Segundo o juiz titular da Vara de Lucas do Rio Verde e coordenador do Cejusc, Juliano Girardello, a criação da unidade vai auxiliar no rompimento da cultura da combatividade no processo e estimular a cultura da cooperação. “A criação do Cejusc visa, primeiramente, mudar a forma de ver os litígios. A ideia é que todos os agentes tentem encontrar uma solução amigável, ao invés de buscarem por uma impositiva”, explicou.

A unidade foi instalada oficialmente em Lucas do Rio Verde na última quinta-feira. O volume de ações mensais que o centro deve buscar conciliações não foi informado.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Exames laboratoriais em Sinop serão incrementados com R$ 5,4 milhões

O poder executivo vai contratar empresa, via pregão eletrônico,...

Sinop: terminam hoje inscrições de seletivo na Educação com mais de 300 vagas

As inscrições para o processo seletivo simplificado para contratação...
PUBLICIDADE