O Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP) da Polícia Militar tem novo comandante. O tenente coronel Rhaygino Sarly Rodrigues Setúbal assumiu o comando em substituição ao coronel Jorge Antonio de Oliveira Paredes. A cerimônia de troca de comando foi realizada, ontem, na sede da unidade, situada na rodovia MT-010, que liga Cuiabá ao Distrito da Guia.
Tanto o coronel Paredes, quanto o tenente coronel Setubal já estiveram à frente do comando da unidade, responsável em elaborar, promover e executar cursos e treinamentos junto aos praças da instituição. Dentre os cursos, o mais recente, tem sido o de Formação de Sargentos (CFS), o qual deverá formar 454 novos sargentos, oriundos dos dez Comandos Regionais da PM distribuídos em todo Estado.
Para o comandante geral adjunto da PM, coronel Jorge Catarino Morais Ribeiro, a troca de comando ocorreu durante um momento importante para a unidade. "Essa substituição se passa em um momento em que o Cfap ocupa um importante papel dentro da nossa instituição, por ser responsável pela execução do Curso de Formação de Soldados que é um curso o qual fomos muito cobrados para que fosse realizado. O coronel Paredes fez parte do processo inicial e, agora, o tenente coronel Setubal ficará com a incumbência de finalizar os trabalhos, tendo a certeza de que serão feitos com excelência", referiu.
No discurso de despedida o coronel Paredes destacou o aprendizado conquistado ao longo de seus 869 dias em que esteve no comando da unidade. "O Cfap é uma unidade ímpar, em que tive a honra de comandar por duas vezes. A Polícia Militar fez com que a minha família aprendesse a dividir o meu tempo e dedicação, das quais grande parte foi dedicada à essa unidade. Devo muito à instituição como um todo, especialmente à unidade", disse Paredes, bastante emocionado.
O tenente coronel Setubal, que dentre suas especialidades está o de atirador de elite, também destacou a possibilidade de atuar novamente junto à unidade e garantiu total empenho e dedicação para prosseguir com os trabalhos já realizados pelo coronel Paredes e outros policiais que comandaram a unidade.