O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) divulgou o relatório final do acidente envolvendo o avião Cessna Aircraft 210N, que partiu do aeródromo de Colíder com destino a uma fazenda, em Alta Floresta. No pouso, ele acabou saindo da pista e parando ao lado, com danos substanciais. Apenas o piloto estava à bordo e não se feriu. O caso foi em junho de 2013 mas o documento só foi publicado agora.
No relatório, consta que “segundo o piloto, todas as fases de voo anteriores ao pouso transcorreram normalmente. Entretanto, durante a corrida após o pouso na pista de SWEN (estância), o trem de pouso principal esquerdo recolheu, acarretando a saída da aeronave pela lateral esquerda da pista”.
Conforme o documento, o conjunto do trem de pouso principal da aeronave foi desmontado e analisado, em acompanhamemento de investigadores da comissão de investigação, “não sendo encontradas avarias ou discrepâncias que pudessem ter contribuído para o seu recolhimento”.
É destacado que “em função dos resultados obtidos nos exames realizados nos componentes do sistema do trem de pouso da aeronave, pode-se afirmar que não foram encontrados indícios de problemas mecânicos ou de material, que pudessem ter contribuído para o seu recolhimento inadvertido”.
Nesse sentido, consta ainda que “apesar de tais condições não terem sido confirmadas pelo piloto, a hipótese mais plausível para explicar o acidente é a de que aspectos operacionais, tais como: aproximação desestabilizada, pouso desalinhado, perda de controle no solo ou uso incorreto dos freios, tenham contribuído para a saída da aeronave da pista”.
A situação da aeronave e do piloto também era regular.