PUBLICIDADE

Centenas de pombos são encontrados mortos e escola suspende aulas em Sorriso

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: Junior Silgueiro/arquivo - atualizada 15:24h)

Mais de 700 pombos foram encontrados mortos, hoje, no pátio da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE). De acordo com Reinaldo Nunes, coordenador do  Núcleo Integrado de Fiscalização (NIF) da prefeitura de Sorriso, amostras foram recolhidas e serão encaminhadas a secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) para apurar as causas.

“Temos centenas de pombas silvestres mortas por uma causa desconhecida. Entramos em contato com a Sema e informamos a situação. Eles pediram para recolher alguns animais e mandar para laboratório, para que seja feita uma análise para saber qual a causa das mortes. Também conseguimos coletar alguns animais vivos, que são importantes para esta investigação.  Pode ter sido algum raio próximo, mas ainda é muito cedo para a gente falar qualquer causa”, apontou o coordenador.

Devido à situação e por não saber as causas das mortes dos pombos a APAE decidiu suspender as aulas durante esta manhã.

Pombos podem transmitir doenças como a criptococose, causada por um fungo que vive e se desenvolve nas fezes e quando esporos desse fungo são inalados, há comprometimento inicial do pulmão e à medida que o fungo se desenvolve, consegue espalhar para outros locais do corpo por meio da corrente sanguínea, podendo atingir o sistema nervoso e resultar em meningite, que é uma grave complicação da criptococose. De acordo com o portal Tua Saúde, os sintomas mais comuns são sensação de falta de ar, espirros constantes, coriza, fraqueza e dor pelo corpo todo.

Pombos transmitem a bactéria Salmonella também pode ocorrer devido as fezes causando “normalmente gastrointestinais, podendo haver náuseas e vômitos por mais de 24 horas, diarreia intensa, febre baixa e dor de barriga constante”.

 

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE