A primeira Romaria no rio Teles Pires em Sinop, idealizada pela Igreja Católica em honra a Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil (cuja imagem foi encontrada por pescadores em um rio), abriu, esta manhã, as festividades dos 50 anos do município. Um barco com a réplica da santa e onde estavam o bispo dom Canisio, os padres Beto e Marcos (Catedral), e outra embarcação da Marinha, seguiram a frente. No trajeto, eles rezaram e louvaram a Deus. A saída foi da ponte na 220 com o trajeto, até a praia do Cortado onde centenas de fiéis esperavam a chegada. Os organizadores registraram que cerca de 90 embarcações participaram.
Na praia do Cortado, sob uma tenda, foi celebrada santa missa com cerca de 700 fiéis. O bispo disse, na homilia, que Deus deu mandamento “cuidem, cuidado com a criação porque o ser humano Ele criou com inteligência, com liberdade para que, quando bem usadas, sempre estarão fazendo a harmonia da obra criadora de Deus para a finalidade para a qual foram criados. Que bonito, que graça, que bênção por isso esse dia marcante, hoje, significa uma resposta a palavra de Deus que nos convoca e que nos recorda a nossa missão: cuidar da casa comum, cuidar da natureza, zelar para que tudo cumpra sua finalidade e sua função”.
O bispo também chamou a atenção para a importância da preservação ambiental. “Hoje a palavra de Deus nos vem pela Sagrada de Escritura e também nos vem pela natureza que contemplamos aqui, areia, matas, água. Viemos na procissão refletindo”…”o que essa água fala pra mim, o que significa esse barulho da água quando estávamos embarcados, andando. Água é silenciosa mas quando vem o ser humano, com sua força não de dominação mas de valorização e utilização dos bens que foram criados para o nosso serviço. Ao andar a gente escutava e por vezes parávamos de rezar e cantar para escutar a água. Que mensagem a água hoje nos traz? que mensagem no traz o vento? que mensagem nos traz o calor?, as flores? que mensagem nos trazem as matas?. Até os peixes pularam. Ao menos, eu vi, várias vezes e eu tava de olho para ver se não vinha um peixes maior. Mas os peixes pularam, tudo canta, tudo louva, tudo engrandece o Senhor. Mas é importante como a gente tenha um olhar, como nos fala o Evangelho, precisamos valorizar a criação, não sobrepor algum valor, não sobrepor alguma ideia, não sobrepor alguma coisa que foi criada par nos servir para ser objetivo de dominação”.
O bispo também avaliou que hoje foi um dia histórico para Sinop e que a romaria no rio Teles Pires. “Que bonito, que graça, que benção por isso esse dia marcante, hoje, significa uma resposta a palavra de Deus que nos convoca e nos recorda a nossa missão: cuidar da casa comum, cuidar da natureza, zelar para que tudo cumpra sua finalidade”.
O padre João Alberto Konzen (Beto) disse, no final da celebração, que a intenção da Igreja Católica é continuar realizando a romaria e, ano que vem, está confirmada. Ele agradeceu a prefeitura municipal (que definiu a estrutura na praia do Cortado, fez manutenção na estrada de acesso e molhando para apagar poeira e sinalização) também a Marinha, e a equipe da Catedral pelo empenho na realização da Romaria. Os bombeiros e PM também trabalharam na romaria.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.