Os agentes censitários que trabalharão no censo populacional e agropecuário, que começa no próximo dia 16, em todo Brasil, iniciaram hoje a primeira etapa de treinamento. Até quinta-feira, serão orientados sobre a contagem populacional que será feita nas cidades da região, e, na semana que vem, sobre o censo agropecuário. Eles foram aprovados no último concurso do instituto. Para Sinop são 34. Os trabalhos serão coordenados por agentes censitários municipais e supervisores, que foram capacitados no mês passado.
O prazo para conclusão da pesquisa será no dia 31 de julho e os dados devem ser divulgados pelo IBGE em agosto, conforme o órgão. Cada recenseador utilizará um PDA (computador de reduzidas dimensões que cabe na mão) para registrar os dados, o que permitirá a apuração em pouco tempo.
Uma equipe se concentrará nos trabalhos no setor urbano e outra nas propriedades. O censo agropecuário será feito em todos os municípios brasileiros, e deve ser divulgado somente a partir de dezembro. Já o censo populacional será feito somente em municípios com até 170 mil habitantes e é utilizado para a definição dos repasses feitos pelo Governo Federal para educação, saúde, habitação, assistência social, entre outros. Em Mato Grosso, ficaram de fora somente Cuiabá, Várzea Grande e Rondonópolis.