O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) divulgou o relatório final do acidente envolvendo o avião Aero Boero AB-115, no aeródromo de Santo Antônio de Leverger. Ele, que havia partido do aeródromo de Cuiabá para voo de instrução de toque e arremetida, acabou saindo da pista e colidiu contra 2 árvores. Dois tripulantes estavam à bordo e não ficaram feridos. O caso foi em dezembro de 2013.
No relatório, no Cenipa destacou que “a aeronave tocou suavemente o solo e deu uma pequena flutuada. Ao voltar ao solo, pela segunda vez, já com a bequilha no asfalto (pouso de três pontos), ocorreu uma guinada para a esquerda, fazendo com que o instrutor assumisse os commandos”.
Segundo o relatório, “ao assumir os comandos, o instrutor comandou pedal direito a fundo, motor a pleno, profundor a frente e manche para direita. Com esses comandos, o instrutor tinha a intenção de ganhar energia (motor a pleno) para adquirir efetividade nas superfícies aerodinâmicas, de modo a elevar a bequilha do solo (manche a frente) e tentar produzir forças no sentido de guinar o avião para direita (leme e aileron para direita)”.
Conforme o documento, “o comando de aileron para direita produziu um movimento de rolagem que elevou a asa esquerda, ocasionando o deslocamento da aeronave no solo, apoiada apenas pela roda do trem direito. É possível verificar uma única marca deixada no solo pelo atrito do pneu direito”.
O Cenipa frisou que “a primeira hipótese (aeronave voando) foi descartada, devido à presença da marca da roda direita no solo até o ponto de primeiro impacto. Sendo assim, torna-se bastante evidente que o avião estava, realmente, com inclinação de asa para direita no momento da colisão contra a primeira árvore”.
O instrutor possuía cerca de 270 horas de voo e estava habilitado para o voo de instrução. O aluno possuía 20 horas de voo e a instrução em que ocorreu o acidente, antecederia o seu primeiro voo solo. A aeronave estava com o Certificado de Aeronavegabilidade (CA) válido.