O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) concluiu a apuração do acidente envolvendo um avião Embraer EMB-810D, no aeródromo de Canarana (região Araguaia), em janeiro de 2013. É apontado que o trem de pouso não ficou na posição “embaixo e travado”, obrigando aterrisagem nessa condição, causando danos no intradorso e também nas hélices. O piloto, que estava só, não se feriu. O documento foi divulgado somente agora.
No histórico do voo, é apontado que o avião saiu de uma a fim de realizar reabastecimento de combustível. “Estando na perna do vento do circuito de tráfego para a pista 18 do aeródromo de destino, o piloto foi notificado sobre uma segunda aeronave que enquadrava a longa final para pouso na pista 36”, consta.
Ao tomar ciência da aeronave que se aproximava para a pista contrária, é apontado que “o piloto decidiu realizar um pouso curto com intenção de livrar a pista rapidamente. Próximo do toque, ao reduzir os manetes de potência, ele percebeu que o trem de pouso estava em cima e prosseguiu para pouso naquela condição”.
É frisado que o aeródromo de Canarana não possui controle de tráfego aéreo. Dessa forma, a coordenação é realizada, bilateralmente, entre as aeronaves.