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Cenipa conclui que avião teve pouso forçado em MT por perda de componente no voo; 2 ficaram feridos

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A ausência de uma das pás da hélice causou o pouso forçado do avião Neiva EMB-721C, em uma área de pasto em Aripuanã, destino final, cerca de 30 minutos depois de ter partido de Juína. É o que aponta o relatório do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa). Quatro passageiros saíram ilesos, mas piloto e outro passageiro tiveram lesões leves. O acidente foi em março do ano passado e a investigação foi divulgada somente agora.

O relatório aponta no histórico do voo que surgiu uma forte vibração advinda do motor, seguida de perda de tração. “[…] com cerca de 30 minutos de voo desde a decolagem, o piloto identificou uma vibração anormal no avião, vinda do motor e sentiu uma perda de tração. Apesar dos parâmetros de temperatura e pressão do óleo do motor terem se apresentado dentro da faixa de operação normal, a rotação do motor começou a cair gradativamente. Antes que a rotação atingisse níveis tão baixos, que não permitissem o embandeiramento da hélice, o piloto decidiu embandeirá-la e cortar o motor”, consta.

Na descida em emergência, após a parada total da hélice, foi visualmente constatado pelo piloto a ausência da ponta de uma das pás da hélice. “De acordo com a caderneta de hélice, na inspeção de 100 horas foram efetuados os procedimentos conforme manual de serviço da aeronave e efetuado a inspeção das pás quanto a danos e trincas. Durante a investigação, foi realizada uma análise para confirmar se o funcionamento do cubo e do governador da hélice contribuiu para a ruptura da hélice em voo”.

Conforme o documento, o  piloto era habilitado para o tipo de voo e a aeronave encontrava-se com a documentação em dia.

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