Aproximadamente 100 profissionais da Funasa estão participando de um piquete que está sendo realizado na porta do órgão, em Cuiabá. De acordo com o Sindicato dos Servidores Públicos Federais de Mato Grosso (Sindsep), os portões estão trancados com cadeados para que ninguém entre. Um novo piquete está programado para amanhã. Não foi confirmado se nas outras unidades da Funasa no Estado também há mobilizações.
A ação é uma resposta a falta de negociação com o governo e mais uma forma de aumentar a pressão na greve dos servidores federais que começou no dia 18 de junho. A categoria espera, para amanhã, a apresentação de uma proposta por parte do Governo Federal. Uma assembléia geral está programada para amanhã, às 16h para avaliar se o movimento grevista continuará.
Atualmente, o Sindsep-MT estima que 700 servidores federais estão em greve no Estado, sendo o Incra, Funai, Dsei, Ministério da Saúde e Ministério da Agricultura, IBGE e Funasa. De acordo com Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef) mais de 26 categorias de 25 estados e do Distrito Federal seguem com as atividades paralisadas também.
(Atualizada às 8h40)