A modelo e estudante de design e moda, Miss Ceará, Melissa Gurgel, 19 anos, foi eleita Miss Brasil 2014, agora há pouco, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza. Ela recebeu a faixa da Miss Brasil 2013, a mato-grossense Jakelyne Oliveira, de Rondonópolis. A Miss Mato Grosso, modelo e estudante de marketing, Jéssica Rodrigues, 20 anos, de Juara, foi eliminada ainda na primeira fase, quando apenas 15, das 27 candidatas foram classificadas. Além da cobiçada coroa estimada em R$ 14 mil, a vencedora ganhou um carro no valor de R$ 40 mil e vai representar o país no Miss Universo, nos Estados Unidos.
O concurso teve cinco fases. Na primeira, foi exibida a gravação do desfile com roupas típicas das 27 candidatas. A cor predominante na roupa da Miss Brasil era o dourado, simbolizando o clima, a receptividade cearense, além do artesanato local. Já a roupa da Miss Mato Grosso envolvia couro, correntes e bastante brilho, chamando a atenção para o potencial agropecuário do Estado. Contudo, acabou sendo eliminada e apenas 15 candidatas passaram à fase seguinte. A Miss Espírito Santo, Amanda Racler, teve eleita a melhor roupa típica.
Na fase seguinte, as candidatas desfilaram com traje de gala. Nesse bloco a Miss Rondônia, Sinaira Machado, foi eleita Miss Simpatia. Outras 10 concorrentes passaram à próxima fase, desfilaram de biquíni e posteriormente maiô. 5 se classificaram à etapa seguinte e responderam perguntas dos jurados, como a primeira ação se fosse presidente e o livro preferido. Logo em seguida, 3 chegaram à final.
A Miss Brasil 2013 se emocionou no discurso de despedida e saudou a população mato-grossense. “Passou tão rápido, parece que foi ontem que estava sendo coroada Miss Brasil. Foi um ano de muito aprendizado e crescimento pessoal. Agradeço a minha mãe, minha rainha, minha maior inspiração e também ao meu pai […]Desejo muito sucesso a nova Miss Brasil”.
(Atualizada às 0h15 em 28/09)