Cartórios de Sinop divulgaram o ranking dos 50 nomes de recém-nascidos mais registrados neste ano. Miguel foi o preferido dos pais, com 54 registros, seguido de Helena, com 51, e Cecilia 47. Alice e Heitor também se destacaram entre os mais escolhidos, com 40 e 39 registros respectivamente, seguido pelo nome Gael, 36 crianças, Arthur 34, Davi e Benicio 30 e 28 meninas foram registradas como Laura.
Em junho, foi aprovada a lei federal que permite a mudança de nome, independente do motivo. Com isso, a partir dos 18 anos é possível trocar de nome em cartório e sair com a nova certidão de nascimento. No caso dos bebês, a mudança deve ser feita com o consenso dos pais, em até 15 dias após o registro do nascimento, para isso é necessário apresentar a certidão de nascimento da criança e os documentos pessoais dos pais. Se não houver acordo, o caso será encaminhado pelo cartório ao juiz competente para a decisão.
Foi constatada também a preferência dos sinopenses por nomes simples e bíblicos, dentre eles Miguel, Samuel, Arthur, Gabriel e Davi.
Os nomes femininos, Lorena, Livia, Sophia, Valentina e Maite seguem entre os 20 mais escolhidos. Bernardo, Noah, Maria Cecilia, Vicente e Joaquim entre os 30 preferidos. Também continuam na lista de preferência dos pais, Pedro, Matheus, Isadora, Daniel, Isabela e Lucas. Em último lugar no ranking do município, com 16 registros neste ano, ficou o nome Maria Eduarda.
Os dados foram divulgados no Portal da Transparência do Registro Civil e reúne as informações levantadas pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil).
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.