PUBLICIDADE

Cartilha que orientar produtores rurais e prevenir crimes no campo é lançada em Mato Grosso

PUBLICIDADE

Uma cartilha com informações e dicas de segurança aos produtores evitar serem vítimas de crimes na zona rural foi disponibilizada no município de Água Boa (746 quilômetros de Cuiabá).  O material foi elaborado pelo Sindicato Rural em parceria com a  Polícia Judiciária Civil e a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato). “O projeto iniciou com a análise de ocorrências na zona rural do município de Água Boa e o aumento da mão de obra migratória em época de plantio e colheita”, explicou o investigador Aurélio Mendanha.

Segundo a Polícia Civil, a ideia é tornar mais acessíveis informações de crimes comumente praticados contra pequenos, médios e grandes produtores rurais, como roubos e furtos de gado, defensivos agrícolas, roubos nas sedes das propriedades, implementos, veículos e maquinários agrícolas, além de colocar à disposição os serviços de segurança pública, como os aplicativos MT Cidadão, que reúne serviços  emissão de certidões de trânsito, antecedentes, consulta a mandados de prisão e outros disponibilizados no portal da segurança pública.

A Delegacia Virtual oferece nove tipos de registros de boletim de ocorrência pela internet, como furto de celular, exercício ilegal da profissão, ameaça, calúnia, difamação, injúria, constrangimento ilegal, violação de serviços e o pré-registro, além do extravio e furtos de documentos e objetos, denúncia, e desaparecimento.

A cartilha também fala do Sinesp Cidadão, que é o módulo do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública que permite ao cidadão acesso direto a serviços da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça e Cidadania.  O SINESP Cidadão é composto por alguns módulos como consulta veículos que permite ao cidadão verificar a situação de roubo ou furto de qualquer automóvel do Brasil. As informações são consultadas diretamente no banco de dados do Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN).

“Cabe a nós, que representamos o produtor rural, buscar meios de preservar a atividade, permitindo ao produtor exercer seu trabalho com tranquilidade. O lançamento dessa cartilha é um desses meios. Acreditamos que a segurança no campo é um assunto delicado e pretendemos difundir essas informações em outros sindicatos de Mato Grosso”, informou o presidente em exercício da Famato, Francisco Olavo Pugliesi de Castro.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Programa SER Família Capacita realiza mais de 14 mil capacitações em Mato Grosso

O Programa SER Família Capacita, da secretaria estadual de...

Apostador de Mato Grosso fatura R$ 408 mil na Lotofácil

Um apostador de Itiquira (358 quilômetros a Oeste de...
PUBLICIDADE