O Conselho Estadual de Entorpecentes (Conen) faz, esta manhã, em Cuiabá, leilões de veículos, aparelhos celulares, máquinas fotográficas, televisores, motocicletas, balanças de uso doméstico, digitais e outros bens apreendidos pela polícia. O leilão está sendo realizado pelo Governo do Estado, a Secretaria Nacional Antidrogas (Senad) por intermédio da Secretaria de Justiça e Segurança Pública do Estado ( Sejusp).
O montante arrecadado com o leilão vai desenvolver ações conjuntas, visando a capitalização do Fundo Nacional Antidrogas (Funad) e a implantação e execução de programas antidrogas. Polícia Militar e Polícia Judiciária Civil receberão 50% do montante, Poder Judiciário e Ministério Público Estadual 10%, Secretaria de Justiça e Segurança Pública 10%. Os 30% restantes serão destinados às ações do Conen, Poder Judiciário e ao Ministério Público Estadual, quando se tratar de bens vinculados a processos originários de inquéritos instaurados pela Polícia Federal, cuja competência jurisdicional seja de Justiça Estadual.
Os recursos serão para a aplicação, execução de atividades, programas de prevenção do uso indevido de drogas, tratamento, recuperação e reinserção social de dependentes químicos, e em apoio aos Conselhos Municipais Antidrogas (Comad´s), em âmbito estadual.