O soldado do Corpo de Bombeiros em Sorriso, Bruno Ferreira Lima, que está em Minas Gerais, juntamente com o cão Luke ajudando nas buscas das vítimas da tragédia no soterramento ocorrido após rompimento de barragem da mineradora Vale, em Brumadinho, disse ao Só Notícias, que já localizaram quatro fragmentos de corpos no território atingido pela lama. “A máquina faz a escavação e lançamos o cão (Luke, do batalhão de Sorriso) , que está em campo e já identificou 4 fragmentos. Não chamamos de corpos, porque não estão inteiros. Conforme o tempo está passando as vítimas estão cada vez mais difíceis de localizar, por inteiro”, disse.
“Localizamos unhas, ossos e esses materiais são levados para o Instituo Médico Legal (IML) para fazer análise para identificação de DNA. A gente está distante da cidade. Ficamos acampados dentro da própria mina. Praticamente não saímos daqui de dentro. De bombeiros entre Minas Gerais e outros Estados tem aproximadamente 134 militares”, emendou.
O Corpo de Bombeiros mineiro solicitou, na semana passada, reforço de bombeiros e cães de Mato Grosso para atuarem nas buscas. Foram enviadas quatro equipes de busca e resgate que se alternarão no trabalho no território atingido pela lama.
Dois soldados que atuam com os cães e um sargento que é médico veterinário foram enviados. Essa primeira equipe permanecerá em Minas até o dia 11, quando será substituída por mais dois soldados e cães de Mato Grosso que farão o trabalho até o dia 25. O revezamento de equipes faz parte do planejamento de operações longas e complexas como foi a tragédia de Brumadinho.
A barragem da mineradora Vale se rompeu no dia 25 de janeiro e a lama acabou com casas, pousada e refeitório da empresa. O número de mortos passa 214.