Os binômios do Corpo de Bombeiros de Nova Mutum, primeiro tenente Lopes e Arya, bem como o soldado Marcos Rogério, devem continuar até o próximo dia 15 prestando apoio aos desastres causados pelas fortes chuvas e contribuir com buscas a desaparecidos no desmoronamento do Morro da Oficina, em Petrópolis, no Rio de Janeiro.
Eles estão no local desde o dia 28 de fevereiro. Além dos militares de Nova Mutum, outros de Mato Grosso também estão trabalhando na ocorrência. No país, o Corpo de Bombeiros do estado é referência nacional, sendo a corporação que possui em sua equipe 24 cães certificados pelo Conselho Nacional dos Bombeiros do Brasil Ligabom.
No ano passado, Nova Mutum realizou a Certificação Nacional de Cães, evento que certificou a capacidade de atuação em ocorrências de busca de diversos binômios.
O pedido formal de ajuda foi solicitado pelo Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro, por meio do Conselho Nacional dos Corpo de Bombeiros do Brasil, para que pudessem enviar equipes especializadas em buscas.