A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) inaugurou, na sexta-feira, em Cáceres, duas novas ferramentas de combate à criminalidade: o Canil Integrado e o videomonitoramento urbano. A solenidade contou com a presença da secretária nacional de Segurança Pública, Regina Miki, e o secretário de Estado de Segurança Pública, Alexandre Bustamante , além de autoridades estaduais e municipais.
O governo do Estado investiu R$ 510 mil na construção das instalações do Canil Integrado. O Enafron investiu nos cães, veículos para transporte e materiais diversos. O canil tem capacidade para 20 cães que serão devidamente treinados e capacitados para a busca de entorpecentes. Os animais serão utilizados nas operações conjuntas nas áreas de fronteira.
O secretário executivo do Gabinete de Gestão Integrada Estadual (GGI-E), tenente-coronel BM Átila Wanderley Silva, disse que os cães terão a função específica de farejamento de drogas e ataque. "São animais que serão treinados para atuar no combate ao trafico de drogas na fronteira. Eles poderão farejar entorpecentes que estão escondidos em compartimentos e malas", explicou.
O sistema de videomonitoramento da cidade de Cáceres é o sétimo inaugurado no Estado. O local foi construído por meio de um convênio entre a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e a prefeitura de Cáceres, num valor total de R$ 500 mil. As câmeras estão instaladas em pontos estratégicos do município e são acompanhadas 24 horas por profissionais qualificados.
Para a delegada regional de Cáceres, Elizabeth Garcia dos Reis, a tecnologia do videomonitoramento vai otimizar o trabalho da Polícia Judiciária Civil. " As imagens capturadas pelas câmeras irão servir de provas materiais para o inquérito policial", falou.
Outros seis municípios serão contemplados ainda este ano pelo sistema de videomonitoramento: Porto Esperidião, Barão de Melgaço, Pontes e Lacerda, Poconé, Barra do Bugres e Vila Bela da Santíssima Trindade.
A Secretária Nacional de Segurança Pública, Regina Miki, destacou que todo o convênio do Enafron foi executado em Mato Grosso. "Os investimentos oferecem melhorias aos estados de fronteira, porque conseguimos fortalecer as regiões coibindo a entrada de armas, drogas, tráfico de pessoas, contrabando, descaminho, melhorando também a qualidade de vida das pessoas que moram na região", destacou.
Para o secretário Estadual de Segurança Pública, Alexandre Bustamante dos Santos, as inaugurações atendem a uma solicitação antiga da população. "Esses equipamentos, viaturas, tecnologias, armas são os investimentos que chegaram para melhorar o trabalho da segurança dos municípios contemplados", disse.