O governador Pedro Taques recebeu os três candidatos ao cargo de delegado geral da Polícia Civil para o biênio (2017/2018), hoje. Eles compõem a lista tríplice selecionada por meio de indicação e votação em Assembleia Geral. O primeiro a ser recebido foi Fernando Vasco Spinelli Pigozzi, 40 anos. Natural de São Paulo, ele se formou como delegado da Polícia Civil na 6ª turma e atualmente está lotado na Delegacia Regional de Primavera do Leste.
O segundo foi o delegado Anderson Clayton da Cruz e Veiga, 43 anos. Ele é de Goiás e está na polícia há 15 anos. Atualmente, Anderson exerce suas funções na Delegacia Fazendária. O último candidato foi Christian Alessandro Cabral, 41 anos. Formou-se como delegado da Polícia Civil na 6º turma. Em Cuiabá, ele já passou pelas Delegacias de Homicídios, Delitos de Trânsito e Roubos e Furtos. Hoje está lotado na delegacia do Carumbé.
Durante a reunião foram pautadas questões sobre o efetivo da polícia, estrutura, gestão, integração com as demais corporações, ações de inteligência, carreira e melhorias na atuação da Polícia Civil. “Será um processo democrático e o governador tem respeitado a categoria e dado o devido valor a vontade dos delegados. A escolha técnica é sempre o melhor nome. Temos certeza que um delegado escolhido pela categoria vai ter condição de gerir corretamente e atingir resultados positivos”, avaliou o presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia, Wagner Bassi Jr.
As apresentações foram acompanhadas pelo secretário de Estado de Segurança Pública, Rogers Jarbas. Ele falou sobre o plano de trabalho adotado por cada candidato e, destacou o que será fundamental na escolha do governador. “O entrelaçamento das ideias não serve apenas para um único delegado geral que vai ser escolhido pelo governador, mas para toda a instituição. O governador tem participado ativamente deste processo, ouviu todos os candidatos e entendeu o formato de gestão que cada um deles está propondo”.
O novo delegado será definido pelo governador, nesta quarta-feira (11). A cerimônia de posse está marcada para sexta-feira (13), às 9h, no Salão Nobre Cloves Vettorato, no Palácio Paiaguás.