A primeira palestra do ciclo da Expolucas – prevista para esta tarde, no pavilhão da Expolucas, acabou sendo cancelada. Os organizadores informaram que o representante da ACRISMAT (Associação dos Criadores de Suínos do Mato Grosso) teve um problema pessoal e acabou, de última hora, cancelando sua participação na feira. “Normalmente nós não costumamos realizar palestras no dia da abertura da Expolucas. Porém o pessoal da Acrismat solicitou a data e nós acabamos cedendo”, lamentou o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Edu Pascoscki, integrante da comissão organizadora.
Lucas do Rio Verde está se fortalecendo na suinocultura. O plantel está crescendo ano a ano, ampliando também os investimentos no setor. O município desponta como o maior número de matrizes de suínos – cerca de 43% do total no Estado.
Amanhã à tarde estão previstas duas palestras técnicas. Às 14:30h, Sidinei dos Santos Nunes vai abordar “os impactos da NR-31 junto ao Produtor Rural”. Às 16h, os debates serão sobre Funrural, com Fabianie Martins Mattos Limoeiro.
Sábado, às 09h tem a palestra “Responsabilidade civil dos empregadores nos danos ao meio ambiente do trabalho e à saúde dos empregados”, com Fernando Biral de Freitas Procurador Geral de Cuiabá. Às 10h, será sobre “Ética na Política”, com o senador Pedro Simon (PMDB/RS); Às 15h, sobre “Utilização de água residuária em irrigação de pastagem e seus ganhos econômicos e ambientais”, com Luís César Dias Drumond/ UFV/MG