O principal foco da Semana Nacional de Trânsito deste ano, que encerra no sábado (26), será o uso do cinto de segurança e da cadeirinha para menores de dez anos. O objetivo da campanha é possibilitar que órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito promovam junto à população ações de segurança e de conscientização na utilização dos dois acessórios como proteção aos ocupantes dos veículos.
Conforme dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), os acidentes de trânsito representam a principal causa de morte de crianças de 1 a 14 anos de idade no país. O uso do dispositivo de retenção, popularmente conhecido como bebê conforto, cadeirinha ou assento de elevação, pode diminuir as chances de lesões graves ou morte no caso de uma colisão.
Já segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), entre as maiores causas de lesões e mortes no trânsito, está a não utilização do cinto de segurança. A maior parte das pessoas utiliza o cinto de segurança no banco dianteiro, porém esta conduta não se repete no banco traseiro. O risco de morte de um condutor que utiliza o cinto de segurança, com um passageiro do banco traseiro sem cinto, é cinco vezes maior do que seria se esse passageiro estivesse com o cinto, de acordo com estudo realizado pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT).