A partir de hoje os contribuintes podem começar a enviar as suas declarações de Imposto de Renda da Pessoa Física. Aqueles que quiserem, podem destinar parte do seu imposto para o Fundo da Infância e Adolescência (FIA), recurso que deve ser obrigatoriamente empregados em favor de programas sociais para crianças e adolescentes.
A fim de garantir esses recursos, o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e Adolescente (Cedca-MT) na segunda-feira (7), às 19h, a Campanha Estadual de Fortalecimento do Fundo da Infância e Adolescência (FIA) no auditório do Conselho Regional de Contabilidade (CRC-MT).
“A campanha tem como objetivo aumentar a arrecadação a partir de doações, que podem ser realizadas durante a declaração do Imposto de Renda”, explica Annelyse Cândido, presidente do Cedca-MT, informando ainda que durante o lançamento haverá palestra para esclarecimento sobre doações e distribuição de cartilhas educativas.
A presidente reforça que o lançamento busca municiar a sociedade e contabilistas com informações, para que saibam como fazer para que os recursos advindos do Imposto de Renda devido pelos contribuintes alimentem os Fundos Estaduais e Municipais da Infância e Adolescência (FIAs).
O desejo é que os profissionais de contabilidade sejam multiplicadores dessa informação, tornando-se pessoas determinantes para o sucesso da campanha visto que entre 80% e 90% das declarações passam pelas mãos dos contabilistas. A presidente conclamou a classe a aproveitar o momento para dar sua contribuição social, inclusive auxiliando os conselhos municipais na fiscalização da aplicação dos recursos.
O contribuinte pode fazer sua destinação para o Fundo Estadual da Infância informando a conta do FIA do Banco do Brasil – Agência: 3834-2 – C/C 1042678-7, – CNPJ: 21.803.863/0001-77. Informações e dúvidas: Cedca/MT, (065) 3624-5796, [email protected].