Educar e coibir abusos dos milhares de ciclistas que, diariamente, trafegam pelas ruas, avenidas e até rodovias, será o objetivo da campanha da la Guarda Municipal de Trânsito. Uma das metas é conscientizar sobre o uso das ciclovias implantadas em alguns pontos críticos da cidade para prevenir acidentes.
A campanha educativa foi reeditada para atingir principalmente os novos habitantes ou trabalhadores temporários que chegam todos os dias atraídos pelas oportunidades geradas com a instalação de grandes indústrias e o fomento da economia local. “O número de ciclistas cresce diariamente e precisamos educá-los para evitar situações de risco e, se for o caso, até agir com maior rigor para que também respeitem as leis de trânsito”, adverte o coordenador da GMT, Joelson Rocha Marcondes.
Como exemplo dos perigos e das dificuldades enfrentadas no dia-a-dia, ele cita o resultado de um recente levantamento que registrou cerca de 500 ciclistas transitando por uma das principais avenidas entre as 6h30 e 7h30, um dos horários mais críticos pela intensa circulação de outros veículos. Em situações assim, as ciclovias são o único espaço exclusivo e realmente seguro.
O trabalho educativo tem sido feito em trechos das ciclovias existentes ao longo das três avenidas que ligam os bairros localizados na ‘Cidade Nova’ à região central e ao Distrito Industrial, pontos de maior concentração de atividades empresariais. A instalação de cones com placas de direcionamento auxilia os agentes que estão orientando os ciclistas.