A Coordenadoria de Educação para o Trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) encerra o ano com uma campanha de conscientização, destacando a responsabilidade de motoristas e pedestres em busca de um trânsito mais seguro e mais humano. A ação é desenvolvida por meio de faixas com 11 mensagens diferentes que foram colocadas em mais de 30 pontos (ruas e avenidas) da região central e em alguns bairros, onde é mais intenso o fluxo de veículos e pedestres.
De acordo com a Coordenadoria, a ideia é aproveitar o clima de confraternização do fim de ano para sensibilizar as pessoas da importância de se respeitar as leis de trânsito. Para o coordenador Jadyr Lima de Moraes, as melhorias no trânsito só produzem resultados se houver o comprometimento dos cidadãos.
“Não adianta você entregar uma sinalização se não houver educação, gentileza na faixa de pedestre, no semáforo, e o respeito aos limites de velocidade. As mensagens contidas nestas faixas, distribuídas pela cidade, procuram fazer com que cada um de nós reflita sobre o nosso papel e nossa responsabilidade”, disse Jadyr que, na condição de cidadão, assinou uma das faixas, colocada na Av. República do Líbano (saída para Chapada), que fez alusão ao Natal, mas que pode se referir a qualquer dia do ano: “Festeje a vida com responsabilidade. Se beber, não dirija”.
A comunidade também foi convidada a participar pelas redes sociais, contribuindo com sugestões. Uma cidadã cuiabana, que assina com o nome de Alessandra, sugeriu também a frase que foi colocada na faixa estampada na Avenida José Monteiro de Figueiredo (antiga Lava Pés) próximo ao Shopping Goiabeiras (sentido centro): “A multa? Com dinheiro se paga. Mas a vida, essa não tem preço. Obedeça as leis de trânsito”.