A Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp) lançará, amanhã, a etapa estadual da Campanha do Desarmamento 2011. A solenidade será às 17 horas, na sede da Base Comunitária de Segurança Pública do bairro Pedregal, em Cuiabá, e será acompanhada pelo governador Silval Barbosa (PMDB). Serão 14 unidades da Polícia Civil, 10 comandos da Polícia Militar, além de cinco delegacias da Polícia Federal e oito delegacias da Polícia Rodoviária Federal, credenciadas pela secretaria para o recebimento das armas. As unidades estão instaladas em Água Boa, Alta Floresta, Alto Araguaia, Barra do Garças, Cáceres, Cuiabá, Diamantino, Juína, Pontes e Lacerda, Porto Alegre do Norte, Primavera do Leste, Rondonópolis, Sinop, Sorriso, Tangará da Serra, Várzea Grande e Vila Rica.
Em cada um dos postos terá pelo menos dois policiais cadastrados para atuar no recebimento da arma. O cidadão receberá no ato da entrega voluntária da arma um protocolo, gerado pelo Sistema “Desarma”, da Polícia Federal, com qual poderá receber o valor da indenização correspondente a entrega da arma de fogo, em qualquer caixa eletrônico do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal.
O valor do reembolso varia entre R$ 100 e R$ 300 por cada arma, dependendo do tipo e calibre. A etapa estadual contém outras mudanças como a identificação do possuidor, que passa a ser opcional; a indenização, que deixará de ser feita para as armas artesanais e que pode ser sacada após 24 horas e em até 30 dias e, também, a inutilização imediata do artefato.
Nacionalmente, a campanha foi lançada pelo governo federal em 6 de maio deste ano e já recolheu 25 mil armas. Cerca de 6,5 mil delas são consideradas de grande porte, como escopetas, metralhadoras e fuzis, conforme informações do Ministério da Justiça.