A campanha de vacinação contra a Febre Aftosa começa oficialmente hoje no Estado, onde 26 milhões de bovinos e bubalinos deverão ser imunizados até o próximo dia 30. Os produtores terão até o dia 10 de dezembro para comunicar a vacinação do rebanho às unidades do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea).
Na região do Pantanal a vacinação segue até 15 de dezembro, devido ao período de chuvas e as longas distâncias que dificultam a locomoção nas propriedades. Para esta região, o prazo final de comunicação é 18 de dezembro. Os pecuaristas que não vacinarem seus rebanhos no período estabelecido poderão receber multa de 2,25 em UPF, (R$ 31,99), por cabeça de gado não vacinado, além da suspensão no movimento das fichas sanitárias dos inadimplentes junto aos escritórios do Indea.
Em janeiro de 2010, Mato Grosso completará 14 anos livre da febre aftosa, mas com vacinação. Uma reintrodução da doença certamente causaria prejuízos econômicos irreparáveis para toda a cadeia produtiva de Mato Grosso.