Começa oficialmente hoje a terceira etapa da vacinação contra febre aftosa nos rebanhos mato-grossenses. A campanha será durante todo o mês de novembro e deve imunizar mais de 4 milhões de animais, de todas as idades, nos municípios do Nortão.
Em todo o Estado foram solicitadas 29 milhões de doses da vacina. Ano passado Mato Grosso atingiu 99,45% da meta vacinal e em 2004 foi de 98,77%. O objetivo é superar esta meta e manter o Estado livre da doença, como vem sendo feito há 11 anos, período em que não há registros de focos de aftosa nos rebanhos.
De acordo com o Instituto de Defesa Agropecuária (Indea), na regional de Lucas do Rio Verde, que também integra os municípios de Sorriso, Nova Mutum, Porto dos Gaúchos, Juara, Santa Rita do Trivelato, Tapurah, Ipiranga do Norte, Itanhangá, está o maior rebanho da região. A meta é imunizar um total e 1,6 milhões de animais.
Só no município de Juara são 742 mil cabeças. Em Alta Floresta o Indea espera vacinar 670 mil animais. Em Sinop um rebanho de 58.344 animais também deve ser vacinado. Junto com Cláudia, União do Sul, Itaúba, Marcelândia, Vera, Santa Carmem e Feliz Natal, a regional possui 627 mil cabeças que vão ser imunizadas contra a doença.
Na regional de Matupá, que também abrange Terra Nova, Peixoto de Azevedo, Guarantã do Norte e Novo Mundo, a meta é imunizar 1,3 milhões de cabeças. No ano passado os municípios atingiram 99,6% da meta e esse número deve ser ultrapassado. Em alguns municípios, vacinadores do Indea vão auxiliar na vacinação dos animais em assentamentos e pequenas propriedades, visando atingir todos os rebanhos.
Após vacinarem seus rebanhos, os pecuaristas também devem comunicar o Indea. O prazo para a declaração vai até 10 de dezembro. A não vacinação acarretará em multas, que pode chegar a R$ 58 por cabeça, e suspensão do transporte dos animais.