PUBLICIDADE

Campanha contra acidentes envolve ações educativas e capacitação em MT

PUBLICIDADE

A Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas) lançou, esta manhã, a Campanha Estadual de Prevenção a Acidentes do Trabalho. Ela compreende a disseminação de iniciativas exitosas para prevenção de acidentes de trabalho, distribuição de cartilhas, capacitação de trabalhadores com inserção na qualificação da legislação de segurança e saúde no trabalho.

Após um minuto em silencio em homenagem às vítimas de acidentes de trabalho, o titular da Setas, secretário Valdiney de Arruda fez um breve histórico dos índices no Estado e reconheceu que pouco a pouco o número de acidentes laborais vem caindo. Porém, Mato Grosso ainda está entre os primeiros em ocorrências.

“Já chegamos a ter 40 mortes por cada 100 mil segurados. As boas práticas estão dando resultados. Hoje a taxa, após essas agendas, é de 15 mortes para cada 100 mil, porém é importante ressaltar que ainda está muito acima da média no país que é de seis óbitos”, pontuou o gestor, acreditando no sucesso desta grande parceria.

O evento contou com a presença a auditora fiscal do Ministério do Trabalho, Renata Maia Barbosa Namekata, coordenadora operacional do Grupo Especial de Fiscalização do Trabalho em Transportes (Getrac), que fez a apresentação da Estratégia Nacional para Redução dos Acidentes do Trabalho e divulgará dados nacionais e de Mato Grosso.

A campanha, segundo Ivone Rosset, secretária adjunta de Trabalho e Emprego da Setas, será desenvolvida em parceria do Conselho Estadual do Trabalho (CET), e apoio da Federação das Indústrias de Mato Grosso, Sistema S, Associação Mato-grossense de Produtores de Algodão (Ampa), Sindicato do Setor Sucroalcooleiro (Sindalcool), Secretaria de Estado de Saúde, dentre outros órgãos e entidades afins e comprometidas com a causa.

Félix Balaniuc, diretor executivo do Instituto Algodão Social (IAS), criado há 10 anos pela Associação Mato-grossense de Produtores de Algodão (AMPA), reafirmou a parceria das duas entidades com a Setas e com o CET nesta campanha. “O instituto foi criado justamente para orientar o trabalhador em relação à segurança do trabalho. Estamos felizes por participar de mais esta iniciativa”, afirmou, também representando a Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso (Aprosoja).

O Sistema S também engajou na campanha. “A capacitação é fundamental na redução dos acidentes de trabalho porque tem efeito multiplicador e é por isto que o ofertamos há anos o curso de formação de técnico em segurança do trabalho”, observou Márcia Vecchi, diretora do Senac.

O presidente do Sindalcool, Jorge dos Santos também foi taxativo ao reconhecer a importância das campanhas educativas na busca da diminuição dos acidentes laborais. “O avanço nasce das parcerias. Quem não entende a importância das parcerias será penalizado. E elas também favorecem a melhoria na relação capital/trabalho no estado de Mato Grosso”.

Fabrício Gonçalves de Oliveira, procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho (MPT) lembrou que a campanha coincide com o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidente de Trabalho, data criada pela Organização Internacional de Trabalho (OIT) para lembrar a tragédia de 1969, quando a explosão de uma mina nos Estados Unidos matou 78 trabalhadores.

“Hoje não é um dia para comemorações, mas de reflexão, até porque morre mais gente por causas decorrentes de acidentes de trabalho do que aquelas relacionadas à guerras”, ressaltou o procurador, afirmando que devem haver necessariamente ações como consequência dessa reflexão. E completou: “Esta campanha vem para promover o trabalho digno, buscar o trabalho decente e os direitos fundamentais garantidos na Constituição que a são saúde e o direito à vida”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE