PUBLICIDADE

Campanha contra abuso sexual é lançada hoje em Mato Grosso

PUBLICIDADE

Será lançada hoej às 19h, no auditório da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), a campanha “Abuso sexual contra crianças e adolescentes: ajude-nos a mudar esta página”. A iniciativa é do Ministério Público Estadual (MPE) em parceria com a Assembleia Legislativa de Mato Grosso.

De acordo com o procurador de Justiça Paulo Prado, titular da Procuradoria Especializada da Infância e Juventude, o objetivo da campanha é chamar a atenção da sociedade para a formação de uma rede de proteção às crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual. “Esse problema deve ser colocado na agenda do Estado e de todos nós. Não queremos criar pânico, mas o número de casos de abuso sexual tem crescido bastante”, ressaltou o procurador de Justiça.

Além da divulgação de vídeos tratando da temática, durante a campanha serão distribuídas cartilhas para auxilar professores, familiares e sociedade em geral sobre os sinais e sintomas do abuso sexual e sensibilizar sobre a importância da denúncia. A cartilha foi elaborada pela coordenadora s Promotorias Especializadas no Combate à Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher de Cuiabá, promotora de Justiça Lindinalva Rodrigues Corrêa.

O lançamento da campanha foi um dos compromissos firmados na Carta de Cuiabá, elaborada no Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, comemorado no dia 18 de maio. Na ocasião, o Ministério Público Estadual, realizou uma série de audiências públicas sobre o tema em todo o Estado.

CARTA DE CUIABÁ – Na “Carta de Cuiabá”, encaminhada às autoridades competentes, foram sugeridas 16 propostas a serem implementadas pelo poder público. Além da realização de campanhas institucionais, foram solicitadas a reavaliação e revitalização da rede de apoio existente às crianças e adolescentes vítimas de abuso e exploração sexual e criação; fortalecimento e estruturação dos Conselhos Tutelares; presença de psicólogos e assistentes sociais nas escolas; criação de banco de dados unificado de ocorrências, e reivindicação junto ao Poder Judiciário para criação de Vara Especializada para julgar os crimes cometidos nas comarcas de terceira entrância e entrância especial.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Avião cai, pega fogo e piloto morre no Nortão

Uma aeronave agrícola de pequeno porte caiu, esta manhã,...

Pesquisadores desenvolvem software para monitoramento da tuberculose em Mato Grosso

Projeto que está em desenvolvimento pelo Laboratório de Pesquisa...
PUBLICIDADE