A secretaria de Meio Ambiente do Estado de Mato Grosso (Sema), o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de Mato Grosso (CRMV), o Hospital Veterinário da UFMT (Hovet) e o Centro Acadêmico de Medicina Veterinária da UFMT realizam a campanha de arrecadação de medicamentos e utensílio veterinários para ajudar viabilizar os atendimentos aos animais resgatados do incêndio que atinge o Pantanal.
A partir da próxima semana, o resgate será intensificado com a implantação de recintos provisórios para atendimento emergencial dos animais afetados pelo incêndio que já dura mais de 40 dias. Uma equipe de médicos-veterinários coordenada pelo Centro de Medicina e Pesquisa de Animais Silvestres (Cempas) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) fará o primeiro atendimento aos animais em recintos ficarão dentro do Centro de Triagem e Resgate de Animais Silvestres emergencial do Pantanal (Cetras) construído no quilômetro 17 da rodovia Transpantaneira (Posto Fiscal).
O Governo do Estado de Mato Grosso, Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), Casa Civil, Ibama, Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso, Polícia Militar do Estado de Mato Grosso, Prefeitura Municipal de Poconé, Sesc Pantanal, OAB, Juvam, REM Mato Grosso, Instituto do Homem Pantaneiro também integram a força tarefa de resgate dos animais silvestres no Pantanal.
As doações podem ser entregues na Ssde do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de Mato Grosso (CRMV), localizada em Cuiabá.