A Polícia Rodoviária Federal (PRF) realiza, amanhã, a quarta edição do programa Rota Cidadã, em homeangem ao dia do caminhoneio. Os atendimentos serão no posto Gil, localizado, na BR-364, em Diamantino, entre às 8h e 16h, por onde passam centenas de caminhoneiros e carreteiros, diariamente. Médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas e outros profissionais avaliarão a saúde dos motoristas – a projeção é atender cerca de 250. Vários exames poderão ser feitos gratuitamente: hiperglicemia, colesterol, trigliceres, acuidade visual e auditiva, porcentagem de gordura corporal, nível de sonolência e outros.
Os caminhoneiros também receberão informações sobre qualidade de vida e cuidados com a saúde que devem ser adotados diariamente. Dados do programa apontam que 85% dos caminhoneiros sofrem de obesidade, 35% de pressão alta, o que, segundo organizadores do projeto, são consequências da dura jornada que enfrentam. Devido às longas viagens, passam muito tempo longe da família. O longo período ao volante também é um complicador para a saúde.
Informações sobre regras de circulação nas vias públicas, legislação, direção defensiva e outras também serão concedidas. Haverá ainda a entrega de kits educativos e folders.