Motoristas de carretas e caminhões iniciaram, esta madrugada, dois bloqueios na BR-158, nas proximidades do município de Vila Rica, na região do Araguaia. Um dos trechos do manifesto está concentrado na saída da cidade sentido ao Pará. Já o segundo ponto de bloqueio é em direção ao município de Confresa.Veículos de passeio, ambulâncias, motos, ônibus e cargas perecíveis estão passando por estes pontos. Apenas os caminhões e carretas com cargas não perecíveis são abordados.
De acordo com informações da Rádio Eldorado, o movimento está acontecendo de forma tranquila e não há previsão de desbloqueio da rodovia, por enquanto. Os caminhoneiros que estão chegando a Vila Rica nos dois sentidos são orientados a permanecerem na cidade enquanto durar a manifestação.
A categoria está protestando contra o aumento de impostos e alta no preço do óleo diesel, que torna o custo do transporte mais caro. Além disso, eles também reivindicam aumento no preço mínimo do frete.
Conforme Só Notícias já informou, ontem, a paralisação dos caminhoneiros atingiu dez estados. Neste segundo dia, os profissionais de oito estados estão protestando dentre eles São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná.
Na avaliação do diretor do Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Estado de Mato Grosso (Sindipetróleo), Nelson Soares, a manifestação ainda não é consistente o bastante para causar desabastecimento de combustíveis em Mato Grosso. “Está muito incipiente este movimento. Esta é a leitura que fazemos. As bases estão estocadas e ninguém reclamou nada até agora. Temos que aguardar mais uns dias para ver, de fato, o que acontecerá”.
(Atualizada às 14h)