Um caminhoneiro avistou a jiboia-constritora (boa constrictor) durante parada num posto de combustíveis, ontem de manhã, nas imediações da rodovia estadual (MT-208), no bairro Jardim Primavera em Alta Floresta. O Corpo de Bombeiros confirmou que não houve incidentes envolvendo o contato direto com o animal.
Segundo o boletim de ocorrência, foi verificado que o réptil havia se abrigado em baixo de seu reboque, próximo ao pino de engate. Os militares realizaram sua retirada em segurança, com o auxílio de uma pinça de manejo. A serpente se encontrava saudável e sem lesões aparentes. Em seguida, foi colocada em recipiente e transportada até área de mata ciliar (situada em meio a córregos), para a soltura.
A Fundação Oswaldo Cruz detalha que a espécie atinge tamanhos de médio a grande porte, podendo medir cerca 4 metros de comprimento durante a fase adulta. A constritora também possui uma camuflagem efetiva para mistura ao ambiente e é carnívora, apesar de conservar energia de forma regular e poder ficar por vários dias sem se alimentar normalmente. A Fiocruz ainda informa que sua reprodução é ovípara, gerando até 50 filhotes por ninhada.
Elas são consideradas pacíficas, além de não possuírem qualquer tipo de peçonha. As jiboias vivem aproximadamente 20 anos.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.