Está desaparecido, desde quarta-feira (25), o caminhoneiro de Sorriso, Orlando Viapiana. Ele saiu na terça-feira (24) de manhã de sua residência, no centro de Sorriso, com uma carreta Scania, modelo “Jacaré”, vermelha, com placas AEM-1305 E IEJ-0251, carreta e cavalo, respectivamente.
Carregada com um trator e outros equipamentos agrícolas, Viapiana seguiu até a fazenda Desejado, em Novo Mato Grosso, pela MT-242, passando por Nova Ubiratã. Na propriedade, que é de um empresário de Sorriso, o caminhoneiro descarregou os equipamentos e dormiu na fazenda. Na manhã seguinte conversou com o caseiro e disse que voltaria para Sorriso carregar mais maquinários, para novamente retornar a propriedade. Desde então ele não foi mais visto.
Segundo a filha de Orlando, Vanessa Viapiana, na noite em que o pai teria dormido na fazenda, ocorreu uma briga entre peões de fazendas vizinhas. As agressões teriam sido registradas na delegacia de Polícia Civil, porém até agora a ocorrência não foi apresentada a família do desaparecido, que desconfia de uma ligação.
Em entrevista ao Só Notícias, Vanessa relatou que uma das hipóteses é de que um funcionário da fazenda, no intuito de fugir da briga, teria obrigado Orlando a dirigir a carreta para algum lugar. “Nós não temos informações, estamos buscando evidências para saber se esta briga tem relação com o sumiço do meu pai. Imaginamos que ele possa ter sido ameaçado e obrigado a fugir com a carreta”.
Familiares e amigos de Viapiana já percorreram diversas vezes o trajeto feito pelo motorista, bem como estradas vicinais. Até agora, não há pistas do caminhoneiro. Segundo Vanessa, Orlando não tinha inimigos e nenhum problema de saúde. A Polícia Civil segue investigando o paradeiro de Viapiana.