PUBLICIDADE

Caminhada no domingo abre mês da conscientização do autismo em Sinop

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

No próximo domingo (02), é o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Como forma de celebrar a data, a Associação de Pais e Amigos dos Autistas (AMA), em parceria com a prefeitura, fará no dia a “Caminhada Azul”, às 8h, com partida do ginásio José Carlos Pasa, e entre os dias 03 a 27 de abril, serão realizadas palestras orientativas nas escolas municipais. 

A campanha deste ano tem como slogan: “Deficiência oculta: AUTISMO NÃO TEM CARA. É necessário conhecer para incluir!. A solenidade foi realizada ontem, na câmara de vereadores, contou com a participação do prefeito Roberto Dorner, autoridades, representantes de classe e população em geral. 

Para a presidente da AMA, Josilene Moraes, a data é importante para estimular o debate e as informações sobre o espectro. “Que possamos implementar políticas públicas cada vez mais voltadas para os autistas, tanto na área da educação, quanto na saúde e assistência social. Que a gente possa dar visibilidade para causa no sentido de que a sociedade esteja cada vez mais preparada para ser inclusiva, porque a pessoa com espectro autista, ela é uma pessoa diferente, que vai pensar diferente, que vai ter comportamento diferente, então nós temos que estar preparados para incluir essas pessoas”, explicou Josilene, explicou, através da assessoria. 

O transtorno do espectro autista (TEA) é um distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por desenvolvimento atípico, manifestações comportamentais, déficits na comunicação e na interação social. Tão logo os sinais percebidos e diagnóstico confirmado, o tratamento adequado deve ser iniciado. O município conta com o CAPSi para atender essas demandas. 

A prefeitura informou que o Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi) Novo Amanhecer, possui equipe multidisciplinar, formada por psiquiatra com RQE, médico clínico geral, enfermeiros, psicólogos, psicopedagogo, educador físico, terapeuta e técnicos de enfermagem para atender crianças e adolescentes até 18 anos. O atendimento é em formato livre demanda, ou seja, sem necessidade de agendamento, com funcionamento das 07h às 19h, de segunda a sexta-feira, localizado na rua A-1, no setor Residencial Norte. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Entregador é condenado por matar motorista com golpe de capacete em Sinop

A Justiça condenou Bruno Ferreira dos Santos pela morte...

Carro tem princípio de incêndio após pane em rodovia de Colíder

Um Peugeot 208 azul foi parcialmente avariado pelas chamas,...

Motorista morre após cair de caminhão em Sinop

O motorista identificado como Alessandro José dos Santos, de...
PUBLICIDADE