A concessionária registrou queda de 36% no número de acidentes na rodovia federal durante o feriado prolongado, entre os dias 5 a 9 deste mês. O Centro de Controle Operacional (CCO) contabilizou 46 acidentes nos trechos sob concessão. No ano passado foram 72 acidentes atendidos durante a operação de carnaval. A média diária de veículos foi de 65 mil, sendo sexta-feira (5) e sábado (6) os dias com maior movimento.
Apesar da redução no número de acidentes, a gravidade das ocorrências aumentou. Este ano seis pessoas morreram em decorrência de acidentes nas BR-163 e BR-364 durante o feriado, ante duas mortes registradas em 2015. Dois acidentes com vítima fatal foram registrados na região metropolitana de Cuiabá, um próximo à divisa com Mato Grosso do Sul e o terceiro, que deixou três mortos, em Jaciara. Conforme Só Notícias já informou, neste último acidente, faleceram os professores João Dias, 57 anos, e sua esposa Iraci Romagnolli Dias, 53 anos, além do genro deles, Thiago Borges, 30 anos.
O volume de tráfego na BR-163 não sofreu alterações, houve, no entanto, uma mudança no perfil dos veículos que trafegaram no feriado, com um aumento de 15% no total de veículos de passeio e redução no número de carros comerciais. De acordo com o gerente de arrecadação da concessionária, Wilson Ferreira, isso ocorre porque há restrição para carretas devido ao aumento de carros pequenos nas estradas.
Com mais veículos na rodovia, o número de ocorrências também tende a aumentar. A Rota do Oeste registrou aproximadamente duas mil ocorrências, entre acidentes, socorro mecânico, atendimentos clínicos e outros registros, como objetos na pista e solicitações de informações por meio do 0800. A média diária, que é de 286, passou para 372 nestes dias.
O socorro mecânico, que inclui, entre outros serviços, guincho e apoio para troca de pneus e em caso de falta de combustível, somou 395 atendimentos, dos quais 205 precisaram de remoção e os outros 190 foram solucionados no local da ocorrência.
O gerente de Tráfego, Mauro Szwarcgun, explica que além dos trabalhos de atendimento ao usuário, as equipes de inspeção também trabalharam na manutenção da via, com material para pequenos reparos no pavimento, quando necessário. “Neste período do ano é comum o surgimento de pequenos buracos ou imperfeições. Para garantir o conforto e segurança, nossas inspeções fazem reparos emergenciais até que a equipe de conservação possa recuperar o trecho”.