A partir de hoje a cadeia do município de Vera (81 quilômetros de Sinop) não receberá mais nenhum detento. Esta manhã, a unidade foi desativada e a justificativa repassada à direção local é a de “corte de gastos” por parte da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh).
Atualmente, a cadeia estava com cerca de 40 detentos e contava com o trabalho de dez agentes penitenciários. Em entrevista ao Só Notícias, o diretor da cadeia, Marcelo Perioto, disse que todos os detentos foram transferidos para o Centro de Ressocialização de Sorriso, assim como os servidores que atuavam na unidade prisional.
Ele disse que todo este remanejamento dos detentos foi realizado, no início desta manhã. O trabalho já foi finalizado e todos já estão na cadeia de Sorriso. Com esta remoção, a unidade vizinha irá “inchar” ainda mais. A unidade sorrisense tem capacidade para 90 presos, mas conta atualmente com cerca de 280 detentos, isso sem contar os que foram remanejados agora.
Há pouco tempo, a unidade de Vera passou por algumas melhorias com o auxílio da população.
Só Notícias tentou entrar em contato com a assessoria da pasta, mas ninguém atendeu ao celular. O superintendente de Gestão de Cadeias da secretaria, Jean Carlos Gonçalves, também não atendeu as ligações.
(fotos: Só Notícias)