A equipe de Busca e Salvamento Aéreo (Salvaero) da Força Aérea Brasileira (FAB) com auxílio de um avião modelo SC-105 Amazonas e o helicóptero H-1H ainda não conseguiu localizar a aeronave modelo Paradise P1, prefixo PU-MMT, com detalhes branco e vermelho, que desapareceu entre os municípios de Juruena e Juara (294 quilômetros de Sinop), no último sábado. Eles realizam sobrevoou na região neste domingo, mas não obtiveram êxito na localização. As buscas com ajuda de aeronaves particulares também serão retomadas nesta segunda-feira.
No avião que desapareceu estavam o piloto, Leandro Ferreira Pascoal, a esposa dele, Franciele da Costa Reseto Pascoal, e o filho do casal de apenas 1 ano e cinco meses. Um primo das vítimas informou, ao Só Notícias, que as buscas com aviões particulares também foram retomadas esta manhã. No entanto, choveu muito na região e dificultou a decolagem das aeronaves e a visualização de algum sinal na mata.
Ontem, o pai do piloto, Alves Aparecido Pascoal, disse que Leandro decolou de uma fazenda em Colniza e teria entrado em contato com a mãe dele por telefone por volta das 10h. “Ele ligou e informou para minha esposa que estava passando pela cidade de Juruena e no máximo com 40 minutos iria chegar em Juara, mas isso não ocorreu”.
Pascoal apontou ainda que foram feitos sobrevoos com algumas aeronaves na região, mas não conseguiram localizar o avião nem os ocupantes. “Nós fomos duas vezes de Juara para Juruena, mas não obtivemos êxito na localização. Tivemos que retornar porque escureceu. Acredito que deu algum problema no avião e ele teve que aterrissar em algum lugar. As pistas das fazendas que conhecemos nos passamos por todas”.
A assessoria da Força Aérea Brasileira (FAB) confirmou que o modelo da aeronave é considerado como experimental ou ultraleve. Devido ao modelo do avião, as investigações do desparecimento serão responsabilidade Polícia Civil.