Brasil é o terceiro país do mundo com maior ocorrência de trabalho escravo e infantil. A informação faz parte de um relatório elaborado pelo Departamento de Trabalho dos Estados Unidos.
O levantamento do governo norte-americano mostra que 13 setores da economia brasileira usam trabalho infantil ou forçado, entre eles as culturas de cana-de-açúcar e algodão e a criação de gado. O Brasil foi apontado como o terceiro país com mais ocorrências, empatado com Bangladesh e Índia.
Segundo o relatório, a situação brasileira não está entre as piores, isso porque muitos países, como a China, não divulgam dados sobre o assunto.
O documento traz ainda uma lista com 122 produtos em 58 países que usam trabalho escravo ou infantil. Desses, 60 são do agronegócio. Dos 13 itens brasileiros que aparecem na relação, oito também são produzido no campo. É o caso do arroz, sisal, tabaco, além da produção de carvão vegetal.
Mesmo assim, o governo brasileiro foi elogiado pelo combate ao trabalho forçado, que resultou na libertação de 35 mil pessoas nos últimos 14 anos.