O tráfego de veículos entre os km 85 e 90 da BR-163, em Rondonópolis, será totalmente interrompido, hoje, entre o meio dia e às 16h, para a detonação de rochas. O bloqueio, realizado cerca de cinco quilômetros ao sul do terminal de cargas da ALL, faz parte dos trabalhos para duplicação do trecho sul da rodovia e é executada por uma construtora.
De acordo com o diretor de contrato da construtora, Danilo Ribeiro, a detonação é necessária para o desmonte de aproximadamente 5 mil metros cúbicos de rochas que possibilitará a continuidade dos trabalhos de terraplenagem para a construção da nova pista no segmento. “Trata-se de uma pequena extensão com a presença de rochas que não puderam ser retiradas com os equipamentos disponíveis no canteiro de obras. Os trabalhos envolvem o acionamento dos explosivos e retirada de detritos e limpeza da pista. Esta operação foi autoriza pelo órgão responsável, neste caso o Exército Brasileiro, e será conduzido por uma empresa especializada neste tipo de serviço”.
A quantidade de rocha no local, de acordo com Ribeiro, é pequena e a previsão é que seja totalmente removida ainda no sábado. “Serão realizadas duas detonações neste dia. Após isso, uma equipe técnica avaliará os resultados do trabalho e se haverá a necessidade de outras detonações”. Apesar do trabalho ocorrer próximo à pista já existente, Ribeiro explica que não há risco de danos ao pavimento.
Para reforçar a segurança, o local será sinalizado de acordo com as recomendações do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), por meio de placas metálicas instaladas a 3000 metros, 2000 metros, 1000 metros, 500 metros, 300 metros e imediatamente antes do ponto de interrupção. Equipes da área de segurança da construtora também vão acompanhar o andamento dos trabalhos, além de uma ambulância para possíveis emergências.
Uma força-tarefa envolvendo a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o Centro de Controle Operacional (CCO) da Rota do Oeste também será realizada para monitorar o tráfego na região, sinalizar o fim de fila e orientar os usuários sobre a interrupção. “Nossa meta é garantir o máximo de conforto ao usuário que trafega pelo trecho e restabelecer o fluxo normal de veículos no menor prazo possível após o fim dos trabalhos no trecho”, ressalta o gerente de Tráfego da Rota do Oeste, Fernando Milléo.
Com trabalhos intensos entre Rondonópolis e a divisa com o Mato Grosso do Sul, em pouco menos de um ano a Rota do Oeste já chegou à marca de 80 quilômetros de pista duplicada na BR-163. A previsão é que até março de 2016 todos os 120 quilômetros deste segmento sejam concluídos, ultrapassando em mais de 40 km a meta pactuada junto à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para o primeiro ano de duplicação.
Paralelamente, a Construtora Norberto Odebrecht atua na recuperação estrutural do pavimento da pista já existente para garantir a mesma qualidade do novo segmento construído. Os trabalhos seguem para a fase final e serão entregues em breve.