O prefeito Ari Lafin, esteve em Cuiabá, na última semana, para se reunir com o gerente de relações institucionais, Roberto Madureira, e o gerente de engenharia da concessionária que administra a BR-163, Vitor Lima. O objetivo foi a discussão sobre a possibilidade da implantação de novas estruturas de redução de velocidade para prevenção de acidentes no perímetro urbano de Sorriso.
“Durante o encontro, discutimos a possibilidade da implantação de alguns radares, bem como, novas entradas de acesso, principalmente próximas ao novo centro comercial que se instalou recentemente às margens da BR 163, no perímetro urbano”, declarou Ari.
Segundo Ari, também foi discutida a possibilidade de implantar um acesso entre a BR-163 e a MT-242, em parceria com a concessionária da rodovia estadual. “Todos estes pedidos serão analisados pela Rota Oeste, pois, estas análises são técnicas. A empresa, neste momento, avalia muito a questão dos acidentes. Depois da implantação da mão inglesa, não tivemos mais acidentes. Isso é levado em consideração não somente pela concessionária, mas, principalmente pelos seus reguladores como ANTT e DNIT, os quais eles prestam contas”, explicou o prefeito.
No primeiro semestre, conforme Só Notícias já informou, uma comissão especial formada por lideranças de Sorriso entregou ao Departamento Nacional de Infraestrutura (DNIT) um documento cobrando a duplicação da BR-163 no Nortão. No documento, apontavam sugestões tanto para o caso de o contrato ser rescindido com a concessionária, que alega a necessidade de aditivo para dar sequência às obras, quanto para o caso de o consórcio continuar no processo, porém, com as necessidades da população levadas em consideração.
Reivindicaram ainda a retomada das obras pela “porção Norte da rodovia, tendo em vista que foi priorizado, conforme alegam as entidades, o trecho entre Rondonópolis e a divisa com Mato Grosso do Sul e, ainda, a alteração do modal no sentido sul-norte ante a finalização das obras da BR-163 em direção a Miritituba (PA) e Santarém (PA)”.