A BR-163 está bloqueada, a cerca de 8 km de Nobres, por sem terra. A interrupção começou às 7h e será por tempo indeterminado. Os organizadores estimam que cerca de 500 pessoas estão protestando, cobrando assentamento de famílias em área de reforma agrária. A Polícia Rodoviária Federal foi comunicada. A primeira previsão é que haverá liberação a partir das 11:30h e a pista fica cerca de uma hora liberada. Carretas, caminhões, veículos não passam. Ambulâncias e viaturas policiais vão passar. A rodovia é a principal que liga Cuiabá com as regiões Médio Norte e Nortão.
•Clique aqui para opinar sobre o assunto
Os integrantes do MST querem a presença de um representante do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária para negociar as reivindicações. “Estamos há cerca de Gleba Marzagão, em Rosário do Oeste, onde tem área de 68 mil hectares, com decisão judicial desde 1999 para fins de reforma agrária e o Incra assentar famílias. Mas o governo federal não liberou, está enrolando porque tem políticos de Mato Grosso em cima da área e estão dificultando a liberação”, acusa Antonio Fonseca, integrante do MST, em entrevista ao Só Notícias. A área total da União seria superior a 160 mil hectares.
Seriam cerca de 1,5 mil famílias esperando a divisão da área. Eles estão no local há cerca de um ano e meia. “De vez em quando o governo federal manda cestas básicas”, completou Fonseca.
(Atualizada às 11:13h)