A liderança do Campeonato Brasileiro mudou de mãos com o empate entre Bragantino e Botafogo neste domingo. Em jogo intenso, o Massa Bruta arrancou o empate em 2 a 2 com o Glorioso no Estádio Nabi Abi Chedid, pela 34ª rodada, e manteve o Palmeiras na liderança.
Com o resultado, o Alvinegro foi a 60 pontos e ficou na segunda colocação. O Palmeiras foi a 62 pontos por ter goleado por 3 a 0 o Internacional no sábado. Agora, o Botafogo terá alguns dias para tentar voltar aos trilhos, por conta da data Fifa. O próximo compromisso dos cariocas será no dia 23, contra o Fortaleza, no Castelão, em partida atrasada, válida pela 29ª rodada.
O Bragantino terminou na quarta colocação, com 59. A equipe do interior paulista tem uma rodada a menos, que será disputada no dia 23, contra o Flamengo, no Maracanã. Mesmo que vença, o Massa Bruta não assumirá a liderança, já que ficaria atrás do Palmeiras pelos critérios de desempate.
Em uma etapa inicial marcada pela velocidade e por chances dos dois lados, o Bragantino precisou de dois minutos para abrir o marcador no Nabi Abi Chedid. Eduardo Sasha encontrou Vitinho na esquerda. O camisa 28 se livrou de Di Plácido, arriscou de fora da área e a bola bateu na trave. Na sobra, Thiago Borbas mandou para a rede, diante de um Lucas Perri batido.
O Massa Bruta centralizava suas jogadas em Lucas Evangelista e viu Eduardo Sasha assustar por duas vezes. No Alvinegro, os lançamentos de Marçal e as investidas de Victor Sá eram os caminhos constantes, e Tiquinho Soares assustou em finalização de longe. Porém, o camisa 9 teve de ser substituído aos 19 minutos, devido a uma entorse no tornozelo esquerdo.
Aos poucos, o Botafogo foi aumentando seu ímpeto e, na volta da parada para a hidratação, precisou de pouco tempo para mudar seu horizonte. Após lançamento de Tchê Tchê, Victor Sá cortou para o meio e finalizou com força, estufando a rede aos 34 minutos. Dois minutos depois, o camisa 7 cruzou. Juninho Capixaba se enrolou ao tentar afastar e Eduardo ajeitou para a rede.
O Bragantino voltou do intervalo em ritmo acelerado e cercando a área botafoguense. Mosquera levou a melhor sobre Di Plácido e serviu Lucas Evangelista, mas a finalização do meia parou nas mãos de Lucas Perri. Sasha entrou em ação logo depois, em finalização que tirou tinta da trave e em cabeçada que obrigou Perri a fazer defesa à queima-roupa.
O técnico Lúcio Flávio promoveu mudanças para o Alvinegro tentar equilibrar as ações. Porém, à exceção de duas finalizações de Diego Hernández e uma sobra de Gabriel Pires, o Massa Bruta seguia incisivo. Luan Cândido obrigou Perri a se esticar para defender finalização rasteira e ainda assustou em cobrança de falta e cabeçada. Na reta final, a equipe de Pedro Caixinha intensificou sua luta.
Com dois centroavantes em campo, o Bragantino apostava em uma sucessão de cruzamentos. Alerrandro deu cabeçada forte e Lucas Perri encaixou. O camisa 9 ainda finalizou rente à trave. Sorriso também deu uma cabeçada perigosa. De tanto pressionar, o Massa Bruta igualou o placar aos 50 minutos. Sorriso fez o cruzamento e Thiago Borbas, de cabeça, concluiu para a rede, dando números finais ao jogo.