O Grupo de Aviação Bombeiro Militar realiza no domingo e na segunda-feira, mais um encontro de operações aéreas no combate das queimadas florestais. Durante dois dias, pilotos agrícolas de diversas regiões do Estado serão capacitados teoricamente sobre a utilização de aeronaves no combate às chamas.
A capacitação conta com apoio Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso e será realizada no Aeroporto de Santo Antônio de Leverger (35 km de Cuiabá), mesmo local onde foi instalado o Pelotão Independente dos bombeiros para auxiliar no combate das queimadas florestais da região.
De acordo com informações repassadas pelo coronel Flavio Gledson Vieira Bezerra, comandante do Grupo de Aviação Bombeiro Militar , essa capacitação vai traçar um panorama teórico da “origem do fogo, procedimentos que devem ser realizados com o uso de aeronaves, equipes em solo e ações após o controle das chamas, uma ação de preparação importante”.
No evento, serão ministrados curso para pilotos agrícolas abordando a teoria do fogo, sistema de comando de incidentes e operações aéreas no combate das queimadas florestais. Além disso, palestras do panorama nacional da aviação agrícola, apresentação dos produtos retardantes e outras demais.
A execução de mais uma etapa da capacitação, faz parte do plano de operações para a temporada de queimadas e tem o objetivo de posicionar equipes de bombeiros militares para promover ações preventivas para minimizar os impactos dos desastres ocasionados pelas queimadas Pantanal.