O Batalhão de Emergências Ambientais e o Grupo de Aviação do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso e o Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) estão auxiliando no combate de um incêndio no parque estadual Serra Ricardo Franco, em Vila Bela da Santíssima Trindade (562 km de Cuiabá). De acordo com a assessoria, dois aviões auxiliam as tropas terrestres no combate direto com o lançamento de agente extintor. Ontem, foram lançados mais de 30.000 litros do fluido na linha de chamas.
O local de incêndio é composto de montanhas íngremes e penhascos, o que dificulta o trabalho das tropas transportadas por helicóptero para o topo da montanha.
A expectativa para hoje é intensificar o trabalho de combate direto com o emprego das aeronaves e tropa terrestre, a fim de reter a frente de incêndio próximo de uma das nascentes existentes no parque. Estão sendo utilizados 20 bombeiros militares, duas aeronaves de combate, um helicóptero e uma viatura para abastecimento das aeronaves na operação que também conta com apoio de agricultores da região.
Os fortes ventos e elevadas temperaturas favorecem a propagação do incêndio. A estratégia de defesa se utiliza de um aceiro natural no sentido de deslocamento da frente de incêndio.
O helicóptero do Ciopaer encontra-se na operação com objetivo de transportar as tropas, equipamentos e mantimentos para o alto da montanha, onde evolui à frente de incêndio.