Uma equipe do Corpo de Bombeiros de Nova Mutum, formada por seis militares, trabalhou muito hoje para tentar controlar a queimada em uma palhada de milho, na região da MT-249, a cerca de 10 quilômetros do centro da cidade. Agricultores da região também estiveram no local com máquinas para ajudar que o fogo se espalhasse pois ventava com intensidade.
O militares trabalhão com Caminhão Auto Bomba Tanque e tentam evitar que as chamas se alastrem para uma região de mata. Quatro caminhões pipas da prefeitura também foram enviados para ajuda no combate. Em Nova Mutum, o vento está a 15 KM/h e é possível ver uma enorme nuvem de fumaça provocada pela queimada.
No período de estiagem é necessário aumentar os cuidados em áreas com risco de incêndio. Está proibido o uso do fogo para qualquer finalidade na zona rural até o dia 30 de outubro, conforme decreto. Na zona urbana o uso do fogo é proibido o ano todo.
Por conta do clima seco nas últimas semanas, a secretaria de Estado de Meio Ambiente confirmou que está suspensa a visitação e subida ao monumento morro de Santo Antônio, em Santo Antônio do Leverger (27 quilômetros Cuiabá) por questões de segurança até que a queimada que começou no último sábado seja extinta e não tenha risco aos usuários. Os focos de calor estão sendo combatidos pelo Corpo de Bombeiros.