O Corpo de Bombeiros ajudou a salvar uma criança recém-nascida, ontem à noite, em Juína (740 quilômetros de Cuiabá). Os militares receberam o chamado da mãe desesperada informando que seu filho estava engasgado. Pelo telefone, terceiro-sargento Fausto realizou rapidamente o atendimento, passando para ela todos os procedimentos a serem realizados. Graças às instruções, o bebê de apenas um mês de vida foi salvo.
Após terem sido passados os procedimentos que seguem protocolo de atendimento, o bebê expeliu o que estava preso em suas vias aéreas. Uma guarnição também se deslocou até a residência para avaliar a situação da criança e levá-la, com os pais, para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA). “Quando ele chorou ficamos aliviados, pois, foi um sinal de que o procedimento foi bem-sucedido. Em seguida, acalmamos a mãe também”, disse o militar.
Os pais não souberam dizer o motivo do engasgamento, no entanto, a suspeita é de que a bebê tenha se engasgado com a própria saliva. Vale ressaltar que é comum as crianças nascidas há pouco tempo se engasgarem com a própria saliva ou até mesmo com o leite materno.